O que é uma Startup?

Yves Carvalho
3 min readJun 1, 2022

--

A palavra startup é muito utilizada quando o assunto é empreendedorismo e inovação. É um termo que gera várias interpretações no mundo empresarial mas nem todas as empresas em estágio inicial são startups.

Photo by Daria Nepriakhina 🇺🇦 on Unsplash

Embora não seja possível determinar a primeira startup a ser criada e o surgimento da utilização deste termo, é válido afirmar que as primeiras startups surgiram no Vale do Silício, nos Estados Unidos, ainda em meados da década de 1970.

O termo que já era popular nos Estados Unidos, se tornou globalmente conhecido entre os anos de 1996 e 2001 com a “bolha ponto-com”. A partir de então, o termo começou a ser muito usado no Brasil. Significava um grupo de pessoas trabalhando com uma ideia diferente que, aparentemente, poderia fazer dinheiro.

Afinal o que é uma startup?

Não existe uma definição unânime sobre o que são as startups, em uma tradução literal, startup significa partida, início, começar.

Um dos conceitos mais aceitos do que são as startups se encontra no livro de Erick Ries “Lean Startup”, onde ele conceitua startups como “uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza”. Ries, portanto, considera a inovação como a base da existência desse tipo de empresa.

Outros autores por sua vez, atribuem o conceito de startup a um modelo de negócios repetível e escalável, como Steve Blank e Bob Dorf, no livro “The startup owner’s manual”.

O conceito de startup pode sofrer variações de acordo com a finalidade a que a conceituação se destina. A junção dessas concepções forma a definição mais adotada para as startups atualmente:

“Empreendedores que em condições de elevada incerteza, se utilizam da inovação nos seus serviços e/ou produtos e buscam atingir um modelo de negócios que seja repetível e escalável.”

Inovadoras, escaláveis e repetíveis

Startups seriam então empresas que crescem faturamento mas sem crescer a despesa proporcionalmente, sendo assim escaláveis, e repetíveis no sentido que não existe um grande custo para construção desses novos produtos e/ou serviços, fazendo com que as startups não tenham custos elevados.

Outro ponto a se observar é que é necessário inovação, e com inovação não me refiro somente a tecnologia, esse é um dos erros ao se pensar em startups, focar somente na tecnologia, ela deve ser um meio pelo qual a startup resolve algum problema ou dor de mercado e não um fim. Com inovação me refiro a fazer algo novo (uma nova ideia, um novo produto, serviço, etc), ou algo já conhecido, mas de uma maneira diferente.

Além de inovadoras, escaláveis e repetíveis, as startups também são cercadas de incertezas. O caminho trilhado pelo empreendedor nunca é fácil e não existe um manual definitivo de como criar uma startup de sucesso, o que faz com que as startups sobrevivam em condições de extrema incerteza.

Empreendedorismo e startups

Startups são diferentes das empresas tradicionais pois essas não conseguem crescer de faturamento sem aumentar suas despesas e normalmente não se utilizam de inovação, tendo seus serviços e/ou produtos sempre feitos de forma tradicional.

Com cada vez mais pessoas se interessando em ter seu próprio negócio, entender o que é uma startup ajuda a transformar ideias em negócios bilionários, criando novos produtos, serviços, mercados e trazendo inovação e desenvolvimento.

Para saber mais sobre investimentos em startups, Equity Crowdfunding e Inovação conheça a Bluseedy

--

--